sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Aromaterapia - O poder dos óleos essenciais


Caros leitores,aqui estamos para vos apresentar mais uma apaixonante terapia alternativa , como é de exemplo , a Aromaterapia.Esta surgiu há mais de seis mil anos, alguns povos já conheciam o poder das substâncias aromáticas. Flores, folhas, raízes, cascas, resinas e sementes eram utilizadas para produzir medicamentos naturais. Assim nasceu a aromaterapia, medicina milenar que utiliza óleos essenciais 100% puros. Além de atuarem no bem-estar do corpo, da mente e da alma, os óleos essenciais contêm uma variedade enorme de componentes químicos que variam em cada espécie de planta, e também são conhecidos pelas suas grandes propriedades bactericidas e terapêuticas. Em geral, o método de extração é feito através de destilação a vapor d'água.


Os os óleos essenciais agem através do olfato,os nossos nervos olfativos assimilam o odor dos óleos essenciais, que em poucos segundos é levado por células especializadas ao sistema límbico (área cerebral onde se processam as informações do olfato e também responsável pelas emoções). O sistema límbico está intimamente ligado ao hipotálamo, região no centro do cérebro que coordena os estímulos que vão desencadear respostas em todo o corpo. Nessa região são produzidas as sensações de sede, fome, sexualidade, memória, entre outras. Ao utilizar os óleos essenciais, reativamos todos esses instintos mais primitivos do ser humano. Cada óleo essencial divide-se em grupos químicos com diferentes propriedades. Assim, cada tipo exerce uma função. É essencial saber usar os óleos essenciais , estes funcionam como poderosos auxiliadores da saúde, mas não devem ser usados em excesso. É fundamental respeitar as doses indicadas, que podem ser aplicadas das seguintes formas: pelo olfato (difusor, spray de ambiente, inalação, vaporização) e através da pele (massagens, banhos, escalda-pés, compressas).

Experimente! Se ficou curioso/a poderá consultar ainda as seguintes fontes : Sacrocaniana , Mistico

É importânte salientar ainda que agradecemos a sua participação na sondagem que continua online , para isso como já referimos basta responder a pergunta que lhe colocamos: " Conhece as diversas áreas das Medicinas Alternativas?".

Participe! O Grupo deseja um Bom Natal a todos os seus Leitores!

Sem comentários: