domingo, 16 de dezembro de 2007

Osteopatia - A arte de manipular e melhorar a sua postura


Boa noite , nossos caros leitores! O tema de hoje é a Osteopatia.Então e perguntam voces, em que consiste esta terapeutica!A Osteopatia é uma ciência baseada na biomecânica do corpo,manipulação de ossos.A sua origem data do final do século XIX quando o médico Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.
Esta actua pelo tratamento manual e natural, uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura e reequilíbrio. A função do osteopata é tratar, através das mãos, as disfunções somáticas e estruturais do corpo.
Esta terapia é recomendada nos seguintes casos: dores nas costas, nas cervicalgias, torcicolos, neuralgia cervicobraquial, dorsalgias, lombalgias, ciática, lesões desportivas.Stress, irritabilidade, dores de cabeças.É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia holística do corpo, proporcionando bem estar , ou seja , actua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento a prácticas psicológicas e médicas.
É um meio de sentirmos o corpo e entrarmos em contacto com as suas tensões e desequilíbrios.Despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo, aprendemos a conhecê-lo melhor e a respeitá-lo, tornando-nos mais sensíveis ao seu ritmo e necessidades.
Uma consulta num osteopata dura cerca de uma hora, e esta inclui um exame completo com a anamnese,observação de postura e avaliação dos tecidos e articulações.

Se ficou curioso(a), visite a nossa galeria de videos ,pois nela encontram-se varios relacionados com está terapia. Agradecemos a sua participação no debate de questões relacionadas com este tema no nosso chat online , não deixe de participar! Contamos com o seu testemunho!


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela matéria que traz a conhecimento de todos um pouco mais do que é Osteopatia, tratamento tão fantástico e tão pouco difundido na nossa sociedade.

Ana Paula -Fisioterapeuta
GRaduanda do 5o. ano de osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid